08 de novembro dia do Radiologista. Saiba a importância desta profissão para diversas áreas.

A profissão de Radiologista opera equipamentos de diagnóstico por imagem que produzem radiografias convencionais ou digitais, empregados nas áreas Médicas, na Odontologia,  Industrial e de Engenharia.

Veja as aplicações:

Na Medicina, as imagens auxiliam na identificação, alterações e patologias em órgãos internos do corpo humano, em exames de raios X ou de ressonância magnética.

istock_000009260879large

Na Odontologia, os dois tipos de radiografias mais utilizados são as periapicais ( retiradas de dentro da boca) e as panorâmicas. A radiografia panorâmica, possibilita determinar, na face do paciente, a situação do osso, bem como a arcada dentária, em uma só tomada radiográfica, é de grande facilidade, já que o filme é colocado fora da boca do paciente. Em áreas como Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Ortodontia, Implantodontia e Periodontia a radiologia é fundamental. Na primeira, é utilizada para diagnosticar lesões, fraturas ósseas, dentes supranumerários(em maior número que o normal), impactados ( inclusos ou que “não nasceram”) e outros, permitindo o planejamento para a melhor intervenção cirúrgica e acompanhamento, juntamente com outras técnicas de precisão.

2

Na Implantodontia, entre os muitos benefícios, permite a recolocação de elementos dentais, evitando o uso de próteses fixas ou móveis.

p3dental_01

Na Engenharia, o profissional utiliza  aparelhos para rastrear estruturas metálicas e tubulações de edifícios escondidas sob o concreto ou a fuselagem de aeronaves, com o objetivo de corrigir defeitos na construção de aviões.

Na indústria farmacêutica e na alimentícia, esse profissional atua com físicos e engenheiros de alimentos na operação de fontes radioativas empregadas na esterilização de medicamentos e alimentos.

Além disso, o técnico em radiologia também pode exercer suas atividades juntamente a órgãos fiscalizadores, operando aparelhos para detectar drogas, armas e substâncias perigosas em portos e aeroportos.

Conheça o software tecnológico gratuito da P3Dental. Com ele é possível fazer o tratamento das imagens tomográficas em 3D. Acesse: http://www.p3dental.com.br

#Industria #tecnologia #Engenharia #Radiologia #medicina #odontologia