Aplicação da Realidade Aumentada em uma Cirurgia de Fígado.

Na cidade de Hamburgo foi realizada uma das primeiras cirurgias utilizando a tecnologia de Realidade Aumentada. A equipe médica do professor Karl Oldhafer fez a cirurgia com o auxílio de um tablet, desta forma os cirurgiões visualizaram informações sobre o planejamento da cirurgia e puderam ter mais controle na hora do procedimento.


Durante a cirurgia, o fígado foi filmado por um tablet, que sobrepôs à imagem do órgão em terceira dimensão em um modelo idêntico. Esse recurso ajuda a localizar estruturas críticas como tumores e vasos. Na prática o processo funciona da seguinte forma: são feitos exames de imagem do órgão antes da operação, permitindo uma reconstrução completa da imagem em 3d no computador.

Com a tecnologia de Realidade Aumentada é possível projetar a imagem na tela do tablet sobre as imagens que estão sendo filmadas no momento da cirurgia, isso possibilita a localização precisa das partes que serão corrigidas.


(Foto: Reuters/Fabian Bimmer)

Referência

Moscon,Priscila. Blog Portal Realidade Aumentada.

#realidadeaumentada #altatecnologia #Realidadevirtual #medicinadeimagem #tecnologia #3d

Posts recentes

Ver tudo

Em todo procedimento cirúrgico há riscos envolvidos. Das operações mais simples às mais complexas, diversos são os fatores que entram em cena antes, durante e após uma cirurgia e que podem impactar os