• P3DMed

As vantagens dos modelos digitais (3D) na odontologia

Modelos digitais (3D) , agora realmente podem auxiliar na sua rotina. A sua documentação Odontológica pode se tornar 100 % Digital.

Chega daquela história de perdas e quebras dos modelos ortodônticos em gesso. Agora é possível realizar a impressão 3D dos modelos, tornando muito mais resistentes e precisos.

MODELOS DIGITAIS X MODELOS TRADICIONAIS

Atualmente  com a evolução das imagens Digitais , apenas o Modelo ortodôntico, aquele obtido através da moldagem de dentes e tecidos moles solicitadas  especialmente  pelo ortodontista ou mesmo por um protesista , implantodontista ou cirurgião, constitui o único objeto físico de uma Documentação Odontológica.

Os modelos de gesso  utilizados com finalidade de  estudo são usados , de forma tradicional, constituindo assim parte de um planejamento ortodôntico  auxiliando de sobremaneira o fechamento do diagnóstico, planejamento de plano de tratamento e o registro tridimensional da má oclusão original ,  podendo avaliar também no futuro a dinâmica da evolução   dos casos clínicos.

DESVANTAGEM DOS MODELOS DE GESSO TRADICIONAIS :

Podemos ressaltar algumas desvantagens  importantes para o investimento nessa nova tecnologia Digital :

  1.  necessidade de espaço físico significativo para armazenamento durante os prazos exigidos pela lei;

  2. possibilidade de danos e quebras;

  3. possibilidade de danos e extravios;

  4. possibilidade de acúmulo de fungos e bactérias quando armazenadas por um longo prazo;

  5. dificuldade de troca de informações á distância com outros profissionais.

COMO SE ADQUIRE UM MODELO DIGITAL ?

O modelo Digital pode ser adquirido através de um scanners de mesa ou scanners intraoral.

Os scanners de mesa são fabricados por diversas marcas e escaneiam os modelos de gesso bruto  ou mesmo a moldagem através de uma técnica de escaneamento. Os arquivos gerados são nos formatos STL, que podem ser enviados para o dentista via documento eletrônico . Esses arquivos podem ser visualizados através de um VIEWER que será enviado pela clínica , aonde os modelos poderão ser vistos em todas as dimensões, em oclusão ou isoladamente.  Além desse viewer permitir algumas mensurações básicas.

Caso o ortodontista desejar  pode trabalhar com outros softwares específicos para mensurações digitais acuradas e precisas da largura e do comprimento do arco dentário, do overjet, do ovebite, tamanho dentário e  que simulam resultados terapêuticos mediante a movimentação dentária. Além disso ainda  ao fim do tratamento pode-se utilizar a ferramenta de sobreposição das imagens de dois tempos distintos.

2

VANTAGEM DOS MODELOS DIGITAIS  :

Podemos concluir que hoje os Modelos Digitais Tridimensionais  já são validados por vários autores quanto a sua acurácia e reprodutibilidade em suas análises quantitativas. São algumas de suas vantagens :

  1. racionalização do espaço no armazenamento;

  2. durabilidade ;

  3. facilidade em sua recuperação sem necessidade de nova moldagem;

  4. versatilidade no diagnóstico com utilização de softwares específicos para medições do arco dentário, dentes, set ups e previsão de movimentação de dentes e possíveis

  5. sobreposição de modelos com análise da dinâmica de casos clínicos;

  6. integração com tomografias computadorizadas cone beam simulando movimentos ortodônticos/cirúrgicos em casos de cirurgia ortognática;

  7. transmissibilidade, permitindo troca de informações interprofissionais ou intercentros diagnósticos.

#modelodigital #modelosortodonticos #OdontologiaDigital

28 visualizações0 comentário