Biomodelos: O que são e quais as suas vantagens

Em todo procedimento cirúrgico há riscos envolvidos. Das operações mais simples às mais complexas, diversos são os fatores que entram em cena antes, durante e após uma cirurgia e que podem impactar os resultados do procedimento e a recuperação do paciente.

Há avanços tecnológicos que contribuem para a diminuição desses riscos, o aumento da segurança, a qualidade dos resultados e até mesmo sua previsibilidade.

E um desses avanços que vem causando impacto bastante positivo no meio da medicina e odontologia, que  é o advento dos biomodelos e sua utilização em etapas de preparação para procedimentos cirúrgicos.

Mas, o que são os biomodelos?

Biomodelos são réplicas de alta fidelidade de tecidos biológicos – como órgãos, tumores e conjuntos ósseos – produzidos em variados materiais através de impressões 3D.O biomodelo é um protótipo que reproduz a cópia fiel da estrutura óssea original, permitindo que seja verificada com exatidão a região que necessita de atenção cirúrgica. Pode ser usado tanto na medicina quanto na odontologia e auxilia no planejamento cirúrgico prévio do paciente, principalmente nos casos de alta complexidade, servindo como estudo do diagnóstico dos mesmos.

A informação utilizada para a criação dessas peças advém da realização de exames como o de tomografia computadorizada seguindo um protocolo específico para esse fim.

Esses exames fornecem os dados necessários para que empresas especializadas na criação de biomodelos possam criar modelos virtuais para cada paciente com alta precisão.

Vantagens da utilização de biomodelos

A lista de benefícios obtidos ao fazer uso de biomodelos no preparo para a realização de cirurgias é generosa e afeta tanto o paciente, quanto os profissionais envolvidos.

Para o paciente, sem dúvida existe uma redução nos riscos dos procedimentos. Isso porque o médico responsável pode ter um preparo e planejamento muito mais preciso da cirurgia.

Em termos práticos, isso se traduz em melhor comunicação entre ele e seu médico, mais segurança, maior qualidade nos resultados e, muito possivelmente, recuperações mais rápidas.

Para médicos, cirurgiões e outros profissionais da saúde, o maior valor percebido é o aumento da previsibilidade dos procedimentos. Aliado a isso, pode ser constatada uma diminuição nos tempos de cirurgia, o que naturalmente também representa uma diminuição nos custos de cada procedimento.

Leia também: Biomodelo – Reconstrução óssea. Veja o caso completo

Biomodelos e o futuro

Independentemente do quão avançados os biomodelos são atualmente, podemos dizer com segurança que o planejamento de cirurgias com o auxílio de modelos anatômicos, reais, criados a partir das especificações de cada paciente, têm lugar reservado no futuro da medicina.

Na medida em que impressões 3D se tornam cada vez mais precisas e acessíveis ao público, cada vez mais veremos médicos ainda mais preparados para os procedimentos que vierem a realizar e pacientes se beneficiando de mais segurança e tendo ainda mais satisfação.

Solicite um orçamento através do site: http://www.prototipos3d.com.br/orcamento

#biomodelos #Cirurgia #medicinadofuturo #Planejamento