Médicos usam implante feito em impressora 3D para substituir crânio

Segundo reportagem do site R7 procedimento foi realizado por universidade Holandesa.

A tecnologia de impressão 3D vem ajudando cada vez mais na saúde.

Desta vez, na Holanda, uma mulher de 22 anos teve uma parte de seu crânio removido e substituído por um implante feito em uma impressora 3D. A paciente sofria de uma  síndrome crônica óssea. A operação aconteceu há três meses, mas só foi divulgada nesta quinta-feira pelo hospital.









Após 23 horas de cirurgia, os neurocirurgiões da Universidade  de Utrecht foram bem sucedidos no procedimento. De acordo com informações da instituição, não houve rejeição da paciente ao material implantado em sua cabeça.

O procedimento foi necessário porque a síndrome óssea fazia com que a espessura do crânio da paciente aumentasse de 1,5 cm para 5 cm. As consequências desse aumento são danos cerebrais e até mesmo a morte. O crânio implantado foi feito de plástico durável, mas ainda não há certeza de que o implante não precisará de troca.










Segundo o jornal francês Le Monde, o neurologista que liderou a equipe na cirurgia Ben Verweji a tecnologia teve grande valor no procedimento.— Os implantes utilizados são geralmente feitos à mão com uma espécie de cola que está longe do ideal. Usar a impressão 3D nos permitiu alcançar um crânio de um tamanho exato. Isto não tem apenas benefícios estéticos, mas permite aos pacientes recuperar a função do cérebro mais rápido do que o método tradicional.

De acordo com informações divulgadas, a paciente já voltou ao seu cotidiano normal.

Fonte: http://noticias.r7.com

Quer saber mais sobre prototipagem em 3D? Acesse http://www.prototipos3d.com.br

#Impressão3D #medicinadofuturo #prototipos3d