Saúde em alerta. Outubro Rosa e Novembro Azul.

No Brasil, o câncer é uma das principais causas de morte entre homens e mulheres.

Depois do mês de outubro ser o mês da campanha para as mulheres de conscientização para a realização dos exames de prevenção ao câncer de mama, em novembro é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado á luta contra o câncer de próstata, uma glândula que fica abaixo do abdômen dos homens. Segundo o site Inca.gov no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

outubro-rosa-1024x924

Exames

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.

urologista

Tratamento

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Fonte: Ministério da Saúde / Instituto Nacional do Câncer / Portal Brasil

Todos entendem as cores rosa e azul que são espalhadas pelo mundo durante todo o mês de Outubro como a união dos povos pela saúde feminina e masculina.

Muitas pessoas acreditam que campanhas e aconselhamentos não ajudam para essa causa, mas falando em números e porcentagens, no ano de 2012 foi registrado um crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária, em comparação a 2010, o crescimento chega a passar de 2 milhões. O crescimento total foi de 26% em relação a 2010, uma marca de 4,4 milhões.

Para esse ano de 2016 estima-se que os números irão aumentar cada vez mais, visto que a população vem levando a sério essa doença que atinge diversos homens e mulheres no mundo.

A P3Dental apoia esta luta. Outubro Rosa & Novembro Azul.

http://www.p3dental.com.br

#Câncerdepróstata #medicina #NovembroAzul

Posts recentes

Ver tudo

Em todo procedimento cirúrgico há riscos envolvidos. Das operações mais simples às mais complexas, diversos são os fatores que entram em cena antes, durante e após uma cirurgia e que podem impactar os