Segurança. Precisão. Rápida Recuperação do paciente.

Cirurgia Virtual Guiada. Reabilitação Total Fixa Inferior. Segurança. Precisão. Rápida Recuperação do Paciente. Este caso refere-se a um protocolo mandibular  com 6 implantes DSP Biomedical Soul Fit CMi. A proposta de tratamento e planejamento de cirurgia assistida por computador fez-se pela condição óssea disponível e, principalmente, pelo estado de saúde da paciente, o qual requisitou atenção diferenciada.

A cirurgia guiada (assistida por computador) possui a característica de ser um procedimento que oferece segurança e previsibilidade. Em razão da pouca invasividade e por não ser necessário retalho, a cirurgia guiada é uma técnica de menor tempo cirúrgico e mínimo trauma ao paciente, o que justifica a indicação para este caso.

Quando concedido pela paciente a proposta deste procedimento, optou-se por marcações na própria prótese para proceder as tomografias para esse fim, considerando que as condições de adaptação da mesma atenderam aos requisitos para ser utilizada como uma guia tomográfica. Foi executado o protocolo de duplo escaneamento tomográfico: uma tomografia da paciente ocluindo a guia tomográfica e o registro interoclusal para posicionamento ideal da guia (neste caso, a prótese da paciente) no momento da aquisição das imagens tomográficas, e outra tomografia apenas da guia tomográfica.

O centro de diagnóstico por imagem enviou as imagens DICOM para a central de processamento P3Dental da P3D Med a qual processou as imagens e, através do software P3Dental, gerou um arquivo com uma sugestão de planejamento cirúrgico virtual para a avaliação do cirurgião. Neste caso, optou-se por alterações (executadas pelo profissional responsável pela reabilitação) e, logo após, reencaminhada ao centro de prototipagem P3Dental, solicitando a confecção da guia cirúrgica.

O preparo pré-cirúrgico envolveu a desinfecção da guia cirúrgica por imersão na clorexidina 0,12% por 24 horas, método indicado para material não termo resistente. A cirurgia foi executada usando kit Fit Guide da DSP Biomedical, aplicando a técnica preconizada pelo departamento científico da empresa, seguindo o checklist gerado pelo planejamento via software. Os implantes instalados foram produzidos pela DSP Biomedical, no modelo Soul Fit CMi, com diâmetro de 3,5 mm e comprimentos variados.

Paciente, 69 anos. Sexo: Feminino.

imagem2

imagem3
quadro-1
quadro-2
quadro-3

Cirurgia realizada pelo Dr. Ricardo Toscano


imagem22
relacao-oclusal
quadro-4
quadro-5
quadro-6
quadro-7

Imediatamente após a instalação dos implantes, foram instalados cicatrizadores para exame radiográfico, a fim de avaliar a sua posição tridimensional. O resultado da posição dos implantes em relação ao planejamento virtual foi plenamente satisfatório.

Após a captura da própria prótese em boca, efetuando os registros oclusais, foram instalados componentes Mini-pilares da DSP Biomedical para o procedimento de moldagem, acabamento e finalização em laboratório.

Concluiu-se que a cirurgia guiada, pelos benefícios de diminuição do tempo cirúrgico, mínima invasividade e uso de menor quantidade de anestésico, possibilita o acesso às reabilitações complexas com implantes em pacientes, principalmente naqueles com complicações sistêmicas.

REFERÊNCIAS:

Dr. Ricardo Toscano.

#altatecnologia #odontologia