• P3DMed

Você sabia que com frequência identificamos um “achado tomográfico”?

É comum solicitarmos tomografias e encontrarmos uma surpresa, chamada “achado tomográfico”. Mas o que é este “achado tomográfico”? 

Hoje compartilharemos com vocês um caso de um paciente que foi nos enviado. Durante o processamento das imagens para o envio do planejamento inicial notamos a presença de um elemento retido. Com certa frequência identificamos a presença de dentes retidos em tomografias recebidas dos nossos clientes, casos esses que muitas vezes não se sabia da presença desses dentes e essa pode ser uma ferramenta poderosa ao cirurgião-dentista na identificação de diversas alterações e patologias em seus pacientes. Através da cirurgia-guiada e de biomodelos, estamos aliados a tecnologia mais atual e somos capazes de prever riscos e alterações com tudo muito bem analisado e planejado.

Com a rotina clínica e atividades do dia-a-dia a tomografia acaba por não receber a atenção necessária. Mais que uma radiografia 2D, a tomografia é um exame em 3D que possibilita sabermos a  localização precisa e qual o melhor caminho para o procedimento cirúrgico. Com a tomografia poderemos visualizar, estudar e planejar em três dimensões. 

Em casos de dentes retidos, podemos analisar se o mesmo causa ou pode vir a causar futuramente riscos ao seu paciente, que riscos podem ser esses e decidir a melhor intervenção. Através das tomografias, podemos visualizar com maior detalhamento estruturas anatômicas e verificar, por exemplo, a localização de um dente retido e não apenas em uma visão, mas sim nas visões axiais, coronais, panorâmicas e na reconstrução óssea 3D da região de interesse do paciente oferecidas pelo software. É possível mover a reconstrução óssea 3D e identificar a localização, onde exatamente está inserido, se está colidindo com algum nervo, algum dente, alguma estrutura anatômica e o que ele pode estar causando a esse paciente, como por exemplo, uma reabsorção radicular de um dente adjacente ou então uma parestesia.

Imagem: tela do software P3Dental. Alterando o linear na Visualização 3D é possível observar o elemento supranumerário.


Com a identificação de dentes retidos através de tomografias, o cirurgião-dentista está apto a decidir pelo melhor tratamento do seu paciente, com a melhor técnica, diagnosticando e planejando uma solução com a presença de um software que proporciona uma visão ampliada e de uma equipe técnica capacitada para auxiliar.

A seguir visualização da tomografia na tela do software P3Dental:

Imagem: tela do software P3Dental. Visualização da tomografia em diferentes orientações.


Nós, da P3Dental queremos auxiliar no que for preciso. O software P3Dental está disponível para download gratuito no site www.p3dental.com.br. Além de conseguir realizar o planejamento virtual para confecção de guia cirúrgica para colocação de implantes, é possível utilizá-lo para visualizar tomografias. Estudar o paciente.

Contamos também com outros produtos como impressão de: modelo ortodôntico, Kit demonstrativo, guia cirúrgica, biomodelo.

Convidamos você para conhecer o P3Dental, e inserir na sua rotina esse mundo da Odontologia Digital! Veja tudo que o exame lhe mostra. Economize tempo e agregue informação.

Referência:

Bruna Silva – Consultora Técnica P3Dental

Karine Bennemann – Consultora Técnica P3Dental 

#Dentesretidos #ProfissãoDentista #SoftwareOdontologia #CirurgiaGuiada #tomografias3d #tomografias

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo